- Área: 15643 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Atelier Alter
Descrição enviada pela equipe de projeto. Atelier Alter recriou a impressão de numerosas hospedagens de pesca na ilha num edifício em zigzag. Mediante a incorporação de plantas tropicais e da pesca artesanal, Atelier Alter reinventou a construção sustentável numa sintaxe tropical indígena.
Estrategicamente localizado na entrada da cidade, o centro de visitantes retrata a transformação urbana de Xinglong - de uma vila de pescadores a um centro turístico costeiro. A arquitetura do projeto começa inerentemente da escala urbana.
O terreno para o projeto é estreito e trapezoidal. Propomos um edifício em zigzag linear que coloca a maior parte do volume do edifício no centro e libera os dois extremos para a paisagem e as construções mais leves. Enquanto o volume do edifício é recuado da rua para criar uma praça linear unida por espaços semifechados. Ao se aproximas de ambos os extremos, a arquitetura se abre para a rua de uma maneira dramática.
O programa para o centro de visitantes inclui exposições, administração, lojas e caterings. Para a resposta ao programa de uso misto, ao invés de dar uma forma definitiva, buscamos recriar a impressão da ilha de pescadores, mediante a justaposição de diferentes tipos de refúgios de pesca da ilha, um encima do outro, em diversas escalas e direções.
O projeto conserva a memória da ilha de pescadores na elaboração da arquitetura, mediante a tradução do artesanato da ilha a um sistema de parede-cortina dupla. A expressão da estrutura também é análoga às plantas tropicais da ilha, enaltecida por colunas esbeltas e vigas sobressalientes.